Quando estava na expectativa de ficar grávida, cada mudança que o meu corpo tinha era sinal de alegria, ansiedade e da dúvida cruel, será que estou grávida?

Esperei  8 dias de atraso do meu período para fazer o teste, uma porque não queria correr o risco de ser muito cedo e outra porque era aniversário do meu marido e eu queria dar de presente esta linda notícia. Mas o único sintoma que senti nesta época foi mesmo o atraso da menstruação e a dor no seio (que sempre tive antes de menstruar), o resto continuava EXATAMENTE igual. Primeira ultrassom fiz com 7 semanas!!!

Foto arquivo pessoal

Enquanto as semanas foram passando, comecei a sentir outros sintomas, vou listar abaixo o que senti, mas sempre lembrando que cada mulher é diferente e os sintomas também se diferenciam de uma para outra, por esse motivo, não vamos surtar hein??  Segue:

  • Prisão de Ventre: Cheguei a ficar 5 dias sem ir ao banheiro, fui obrigada a pedir um remedinho ao médico, pois não aguentava mais, ele me passou um natural “Duphalac”, tomei apenas uma vez e nunca mais precisei!! A prisão de ventre durou, de leve, até a 10s, depois meu intestino começou a trabalhar diariamente! Ufa!
  • Enjoos matinais: Tive a partir da 8hs até a 12hs, apenas de manhã, ou caso sentisse um cheiro muito forte em outros horários. Vomitei umas 3 vezes apenas. O que me ajudou muito foi tomar o suco de 1 limão com um pouquinho de água assim que acordasse!
  • Dores nos seios: Ah essa dor, nunca parou de doer (na gestação toda), e se diminuía a dor, eu já ficava preocupada! Eitiaaaa fase onde até sentir dor é sinal de alegria!! Hehehe…. Meus seios duplicaram de tamanho, o bico ficou GIGANTE, eles escureceram bem pouco (o que é normal para várias mulheres). A dor depois dos três meses é bem menor do que no começo, sentia dor principalmente embaixo do seio e eles estavam super pesados, pareciam que possuiam com uns 5 kgs cada!! Ehehheeh Mas não é nada insuportável e digo até que sentia um alívio quando colocava a mão e sintia uma dorzinha, parece que assim eles estão fazendo seu trabalho (mesmo que não tenha nada a ver)!!! Loucura né?
  • Repulsa de Café e Chocolate: Para quem me conhece, sabe que sempre fui Chocólatra e amante do café, e para minha total surpresa, desde a 7s, não conseguia comer chocolate e nem tomar café, realmente me dava um “nojinho”… Depois da 12s, até consiguia comer uma bolachinha de chocolate, mas chocolate quente ou chocolate puro não entravam (até a 16s, depois entrou normal, até demais…kkkkk) e café depois da 21s começou a entrar de novo…
  • Bolinhas ao redor da auréola: Com 10s começaram a aparecer umas bolinhas brancas ao redor da auréola, são as chamadas de Tubérculos de Montgomery, segundo o Wikipedia são: “glândulas sebáceas localizadas na aréola e em torno do mamilo. Estas glândulas produzem secreções sebáceas que mantém a aréola e o mamilo lubricado e protegido”. Ou seja, tudo normal!! Mas falei com várias mães que não tiveram essas bolinhas, e tudo bem também…
  • Íngua no pescoço: Apareceu uma íngua no meu pescoço de, aproximadamente, 3 cm, quase na clavícula, quando estava com 13s, fiz ultrassom no local e era apenas fluído, a médica disse que poderia ser um Cisto Branquial Remanescente, nada demais! Não estava com a garganta inflamada, nenhuma gripe a caminho… Era apenas uma bolinha que se formou e a médica disse que podia não ter nada a ver com a gravidez! Com 15s ela diminuiu, depois com 19s sumiu completamente! E com 25s voltou, depois de uma dor de garganta…. Fui novamente verificar este cisto quando estava com 34s e….
  • Vontade de fazer xixi com frequência: Tive a partir da 9s até o final da gestação, também comecei a sentir mais sede e acredito que isto tenha feito a vontade de fazer xixi ficar mais frequente também! Hehehe… Depois da 17s a vontade triplicou!!!!
  • Hormônios a flor da pele: Gente, nunca fui de chorar com facilidade, mas depois da 9s, ou até antes, chorava com música, filme, comercial.. E ficava irritada com facilidade também, então, os hormônios realmente estavam mostrando sua verdadeira face!! Hehehee… Mas depois da 16s tudo ficou melhor e mais tranquilo e fiquei até muito zen, meu marido nem tem do que reclamar… heheheeh
Foto arquivo pessoal
  • Pele e Cabelo: Sabe aquela história que a pele e o cabelo ficam lindosssss na gravidez?? Para essa pessoinha aqui, só a do cabelo funcionou, ele está bem forte, não cai nem um fio no banho e a oleosidade deu uma trégua…em compensação… a minha pele ficou HORRÍVELLLLL, cheia de espinhas, em todo o rosto, principalmente no queixo e nas bochechas e até nas costas… aff ninguém merece!! Depois da 18s a pele começou a melhorar… sorte que não tive manchas, porém, todos os dias passava protetor solar, acho que isso ajudou bastante!!!
  • Falta de resistência: Senhorrrr,  parecia uma velhinha de 90 anos… Andava meio metro e já estava sem ar e respirando fundo!! Depois da 14s, comecei a fazer caminhadas regulares (mas não fui muito regular) para criar mais resistência, antes de engravidar corria 15 km e depois não conseguia caminhar meio metro sem respirar fundo!! Heehheh… Isso durou até o final da gravidez!!!
  • Fome: Sim, senti bem mais fome que antes de engravidar, mas não foi algo de “comer por dois”, comi mais do que antes, mas  nada de absurdo!!! Depois da 16s a fome aumentou um pouco mais…Com 28s tive que começar a acordar mais cedo para comer, pois começei a ficar até tonta de fome!!
  • Borboletas no estômago: Com 16s comecei a sentir, bem esporadicamente, umas borboletinhas, tipo umas tremidinhas, aqui e lá. Mas só com 19s é que realmente comecei a sentir algo a mais, mas também nada de muito agressivo. Com 22s comecei a sentir mais mexidas durante o dia também (somente deitada), mas meu marido só começou a sentir mesmo depois das 23s. Somente com 29s é que sentia ele mexer na posição sentada também. Porém, o Baby Felipe nunca foi muito agitado, fiquei até preocupada no início, mas depois de conversar com algumas mães, me tranquilizei e constatei que cada bebê é diferente e como tive uma gravidez bem tranquila, quem sabe ele também não tinha motivos de ficar muito agitado!!! Espero que aqui fora ele também continue calminho!! ehehehee
Foto arquivo pessoal
  • Cãibras na panturrilha: Nossa que dor, geralmente aparecia de madrugada, e na maioria das vezes na perna direita. Tive com bastante frequencia depois da 20s. Comi bastante banana para ver se aliviava e até que os episódios diminuíram bastante! Alongar antes de dormir também ajudou e outra coisa que ajudou ainda mais foi meu marido fazer massagem na panturrilha antes de dormir, nossa isso foi um grande alívio!!!
  • Refluxo: Senti o refluxo se acentuar depois da 16s e durou a gestação inteira, era comer algo e logo deitar que podia ter a certeza de uma noite em claro!!! Cheguei a vomitar algumas vezes de madrugada, pois estava com a comida na boca do estômago ainda… E não precisava comer em grande quantidade não, mesmo comendo pouco perto de dormir, certeza que a comida iria voltar!! O negócio era comer até no máximo as 20h, para dormir as 23h no mínimo!!!!! Foi punk!!!! Dormi sentada algumas vezes….
  • “Ops” escapou o xixi:  Sim, é isso mesmo! Fiz muito xixi na calcinha durante a gravidez! Com 25s tive um resfriado e a cada tosse ou espirro, era uma troca calcinha!!! hehehhee… Mas depois do resfriado, continuou, se eu ria um pouquinho a mais, e às vezes só do esforço de levantar da cama já molhava!!! A solução foi usar absorventes diários, para que ficasse um pouco mais fácil a troca, pois ao sair de casa, só levava absorventes e não várias calcinhas na bolsa! hehehe. No curso de gestante que fiz ensinaram um exercício para fortalecer a área, para que isso não acontecesse tanto, é só fazer xixi (para estar com a bexiga vazia) e fazer um movimento de 3 segundos como se estivesse segurando para não fazer xixi, 30 repetições de 3 segundos cada, 1x por dia… ajudou bastante!!!
  • Hemorroida: Apareceu com 25s uma hemorroida bem pequena e indolor… O médico indicou uma pomada para passar, mas não ajudou em nada, continuou lá até o nascimento do Felipe…
  • Dores embaixo da barriga e em cima da vulva: por volta da 32s comecei a sentir dores embaixo da barriga e em cima da vulva toda vez que me levantava da cadeira ou da cama… Tudo normal, já que estava tudo esticando e o bebê descendo para se encaixar…
Foto arquivo pessoal

Comentem abaixo se vocês sentiram as mesmas sensações, ou se tiveram alguma outra totalmente inusitada!!

Vamos trocar experiências!!

Beijos para todas as Mães de Salto Agulha
Rô da Rosa

5 Comments

  1. Aos meu 44 anos engravidei do Benjamin, acreditem se quiserem foram 39 semanas sem sintomas nenhum antes dele nascer, até a minha médica ficou vislumbrada pela gestação normal que tive aos 44 anos. Sorte , genética? não sei, somente sei que foi tanto a gestação quanto o parto maravilhoso, bjos 🙂

    Viviane
    1. Que coisa boa Vivi!! Eu tive uma gestação bem tranquila também, mas alguns sintomas foram inevitáveis!! hehehhe
      Muita saúde para você e para o Benjamin lindo!!
      Beijos

      Rô da Rosa
  2. Pingback: Os 1000 dias de um Bebê – Mães de Salto Agulha

Comments are closed.