Muitas pessoas me perguntam se realmente vale a pena ter um filho e criá-lo no exterior, tirando seu convívio diário com a família e cultura, se realmente vale o sacrifício e a saudade que sentimos… E eu digo que SIM, vale cada esforço, cada lágrima de saudade, cada pedra no caminho, cada perrengue que passamos… Abaixo listo  5 razões pelas quais acredito que vale SIM muito a pena ter e criar meu filho no exterior…

1 – Oportunidade de aprender novos idiomas: quem não gostaria que seu filho aprendesse um novo idioma, não é mesmo? Já pensou ele ser fluente em 2, 3 ou até mais línguas? Pois bem, essa é a grande vantagem de morar no exterior, ele aprenderá idiomas de maneira natural, sem esforço, será um fluente nato e assim, se tornará uma pessoa com maior facilidade de aprendizado, mais aberto à novos idiomas e, consequentemente, terá mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional no futuro.

2 – Respeitar diferentes culturas: desde sempre a criança será exposta e irá conviver com as mais diferentes formas de línguas, tradições, religiões, povos, formas de pensar e agir… vai entender que o ser diferente é ótimo, é único, é autêntico!! Conviver com outros povos é uma experiência fascinante, nos abre para o mundo e nos faz enxergar o quão maravilhoso é conhecer o novo, respeitar o diferente! E como é bom o respeito mútuo, o respeito pelo próximo e quando isso vem de berço, é algo sublime e natural, sem precisar aprender ao longo da vida, pois já está sendo vivido desde sempre…  E essa é a Experiência mais enriquecedora que podemos oferecer aos nossos filhos!

3- Facilidade de viajar e conhecer vários países próximos: morar na Europa, por exemplo, nos oferece várias opções de ir para os países vizinhos por preços extremamente baratos, ou seja, viajar por aqui é bem mais fácil e assim, viver de maneira mais livre, mais leve e divertida!! Não ficar enraizado em um só lugar é o que aprendemos ao morar fora da nossa “zona de conforto”, nos mostra que o MUNDO é muito pequeno e temos mais é que explorar cada pedacinho dele!

4- Não ter palpites na educação e criação do seu filho: é claro que não ter ajuda nenhuma no dia a dia é bem complicado, morar longe da nossa família é ainda mais! Dói demais!!! Mas criar os filhos sem ter julgamentos alheios, é MARAVILHOSO! Você o cria da maneira que lhe convém, cria pelo seu instinto e bom senso e se você errar (o que vai acontecer várias vezes), ninguém vai te encher o saco e muito menos te julgar por isso!! E isso é, realmente, algo RECOMPENSADOR!!! Você cria sem medo, com mais calma e com muito mais confiança em si mesma!! E quando eu falo em julgamentos alheios, falo principalmente, das pessoas de fora como vizinhas, amigas (que muitas vezes nem filhos tem), ou aquelas pessoas que só porque tiveram 5 filhos acham que sabem maternar muito mais que você! Aqui fora, ninguém tem nada a ver com sua vida e se bobear nem o vizinho você conhece! Como tudo tem seu ônus e o bônus, você vive mais isolado, mas também bem mais independente!

5- Parceria com o seu companheiro (a): sim, seu relacionamento vai mudar, e te digo que é para Melhor!!! Vocês só tem um ao outro para contar e não há maneira de um não participar da criação do filho, pois tudo será feito em conjunto!! Isso é muito bom, faz com que os dois cresçam muito e a relação vai ficando cada dia mais sólida! A conversa é a parte fundamental do dia e é uma delícia poder dividir cada conquista, cada nova descoberta com seu parceiro (a). A união se faz presente em casa desafio e junto com a compreensão e o carinho, se tornam a comunicação do casal. Isso não quer dizer que não haverá mais desentendimentos e discussões, porém, a maturidade aparece com força e vai apaziguando as atitudes, tornando bem mais fácil lidar com as mais diversas situações!

Arquivo pessoal

É isso aí, se você estava com dúvida sobre o porquê ter e criar o seu filho no exterior, espero ter ajudado de alguma maneira a elucidar algumas questões e fazê-lo (a) pensar na possibilidade de dizer SIM às oportunidades que chegarem em sua vida!

E que 2018 seja regado de grandes oportunidades para todos nós!!

Texto: Rô da Rosa
Blog: Mães de Salto Agulha
Instagram: @maesdesaltoagulha

Se você gostou desse post vai gostar de ler também este sobre morar fora do Brasil. Clique aqui para ler.