Este ano Felipe completou 2 anos e ficamos, realmente, na dúvida se faríamos uma festinha ou iríamos viajar. Procuramos alguns locais para fazer a festa, mas estava tudo tão caro que desistimos. Então, faltando 1 semana para o aniversário, decidimos fazer a festinha EM CASA mesmo e o melhor SEM GASTAR muito!

photo by Dani Cassar

Se você tem um filho (a) que vai fazer aniversário também e está quebrando a cabeça tentando pensar em uma decoração infantil simples, bonita e barata, veio ao lugar certo. Vou te ajudar com dicas valiosas de como decorar a festinha do seu pequeno gastando bem pouco.

Imaginem o desespero para organizar TUDO! Nesta hora, amigos são os anjinhos que aparecem para te ajudar e fazer com que tudo aconteça e eu tive MUITA ajuda da minha amiga Sheila, e se não fosse por ela, NADA disso teria acontecido (não poderia deixar de agradecer ela neste post!). Então procure a sua “Sheila” aí e mãos à obra!

Pois CELEBRAR é preciso mas GASTAR muito NÃO! hehe

Meu apartamento é pequeno, convidamos 30 pessoas (entre adultos e crianças) e TODOS vieram!

Fiz um checklist de tudo que era preciso para que a festa acontecesse, segue abaixo:

  • Escolher o Tema
  • Fazer a lista de Convidados ( e no nosso caso já enviamos, correndo, o convite virtual mesmo (Papai quem fez a arte e não gastamos nadinha)
  • Decidir o que vai fazer para comer (doce e salgado) e contratar o que não for fazer em casa (aqui no caso só os salgadinhos)
  • Decidir o que será feito na decoração (aqui foi tudo bem simples e quase custo ZERO!)
  • Decidir o que dar de lembrancinhas para as crianças
  • Comprar os materiais necessários para fazer a decoração
  • Comprar guardanapo, copos, pratos e talheres descartáveis
  • Faltando uns 3 dias para festa, pedir confirmação dos convidados, para saber a quantidade de comida que deverá fazer e comprar os ingredientes
  • Pensar em atividades/ brinquedos para as crianças se entreterem
  • Contratar Fotos

TEMA

O segredo aqui é observar muito seu filho e ver no que ele está mais interessando. Muitas vezes, nem é personagem (o que deixa tudo até mais simples para decorar), pode ser carro, avião… Aqui, não teve como fugir, o Felipe está apaixonado pelo Toy Story, aliás sempre esteve, amava o Woody e agora ama o BUZZ. Então, nem pensamos duas vezes, foi bem fácil decidir, hehe. Depois olhamos no Pinterest para ter umas ideias, lá é um ótimo lugar para se inspirar e usar a criatividade para fazer em casa mesmo o que achar mais tranquilo fazer.

LISTA DE CONVIDADOS

Saiba quantas pessoas cabem no espaço escolhido, para não ter surpresas. Optamos por convidar apenas quem tinha filhos, infelizmente, mas foi o que deu para fazer. Mesmo assim, colocamos a capacidade máxima, se fosse mais, não daria. Não esqueça de confirmar antes quantas pessoas irão comparecer.

PARA COMER

Decidimos fazer Cachorro quente e contratar Salgados diversos (pastel, coxinha, risoles, croquete)
Doces: Bolo, Brigadeiro e Beijinho (se quiser a minha receita especial clique aqui)
Saudável: Maçã, Milho, Uva e Muffin de Banana

Aqui optamos por comidas fáceis de fazer e de comer. E baratas também. Cachorro Quente a maioria das pessoas gostam (adultos e crianças) e salgadinhos também (com algumas opções sem carne). Coloquei milho na espiga cortadinho, maçã, uva e Muffin de Banana para os bebês e alguns adultos vegetarianos (mas acabou que todo mundo comeu também). Notei que quando há coisas saudáveis, o pessoal se empolga e come e isso é ótimo!

Mas lembre- se de que quando há mais opções de comida, faz-se menos quantidade. Há várias calculadoras de festas na internet que dá para se ter uma ideia bem precisa do quanto precisa fazer. Eu uso bastante essa aqui (ela dá a quantidade e aí você faz a média quando há mais de 1 opção de comida!

Como dito acima, vieram 30 pessoas (20 adultos e 10 crianças)

  • Cachorro Quente: Fiz 1,5 Kgs de salsicha e SOBROU (mas teve algumas pessoas que não eram brasileiras e comeram bem pouco e alguns eram vegetarianos e não comeram, né?), então creio que a quantidade estava certa! Compramos 30 pães (mas eram gigantes), cortamos em 2 e assim deu 60 e SOBROU demais. A conta é 1,5 pães por pessoa, então se fossem pães normais eu compraria apenas 45 e sei que ainda sobraria (pois tinha mais opções e comida).
  • Salgados: este eu contratei, foram 130 no total e sobrou bem poucos, então quem sabe eu compraria 150 da próxima vez. Para não parecer que tá faltando sabe?
  • Maçãs: Coloquei uma vasilha com umas 10 unidades e ainda sobrou. Mas este apenas algumas crianças comeram.
os bonecos também entraram na decoração
  • Milho: Coloquei 2 espigas cortadinhas em rodelas e ainda sobrou! Mas teve boa aceitação, repetirei a dose.
  • Uvas: tirei-as do cacho, lavei e deixei em uma vasilha, bastante gente comeu também. Então, recomendo. Mas 1 cacho médio foi o suficiente.
  • Muffin de Banana: Fiz 14 e foi TUDO. Ou seja, faria mais da próxima vez, uns 20 quem sabe. Ele fica super fofo e é uma delícia. Crianças e Adultos amaram, alguns até levaram para casa.
  • Brigadeiro e Beijinho: Fiz 2 receitas de cada e ainda sobrou para as pessoas levarem para casa e alguns para nós comermos no outro dia. Então foi bem suficiente. Faria assim mesmo da próxima vez.
  • Bolo: Fiz bolo de chocolate, com recheio de beijinho e doce de leite e cobertura de brigadeiro e MMs, ao redor coloquei Kit Kat. Foi quase inteiro, mas sobrou para gente tomar café no outro dia (que fica ainda mais gostoso né?), mas a medida foi suficiente. Algumas pessoas repetiram, então não creio que faltou. Faria assim novamente.
photo by Dani Cassar

DECORAÇÃO

Comecem SEMPRE pelo Pinterest, tem tanta inspiração por lá que fica muito mais fácil se empolgar e fazer em casa mesmo a decoração.

Compramos 1 toalha azul, colamos nuvens de várias tamanhos (impressas em casa mesmo) com cola bastão. Compramos caixinhas brancas (todas do mesmo tamanho) e embrulhamos com papel pardo e comprei A4 colorido e fizemos as letras e as bordas das caixinhas.

Imprimimos os bonecos do Toy Story em casa mesmo em folha normal A4, cortamos e montamos os bonequinhos para decorar a mesa! Ficou uma fofura, segue abaixo os bonecos e as nuvens:

Imprimimos algumas nuvens (do mesmo tamanho) para montar essas em 3D e compramos essas decorações e balões (da cor do Buzz). E isso era tudo que tinha na decoração! Foi super Baratinho!!!!

LEMBRANCINHAS

Compramos papel de presente verde, cortamos em tamanho A3 e MONTAMOS as sacolinhas (o melhor é que essa sacolinha dá para usar em TODOS os temas, nem precisa ter nada, ela lisa já é linda!) acreditam? Sim, depois foi só cortar papel colorido, cortar as orelhas (com o mesmo papel de presente), cortar a boca com papel preto e colar os olhinhos (que também compramos um pacote com vários olhinhos super baratinhos). Para as lembrancinhas, compramos algumas coisinhas do tema que tinha na loja (peão, bolinha de sabão, post it) e um chocolatinho. Não personalizei nada, porque não deu tempo, senão imprimiria em casa mesmo e colava.

Vai dizer que não ficaram lindas???
photo by Dani Cassar

Vou deixar o vídeo da sacolinha aqui de como fizemos:

Outra coisa que resolvemos fazer foi esses biscoitos decorados! Super Fáceis também, compramos os biscoitos prontos (porque não dava mais tempo de fazer) e fizemos a decoração. Como foi a primeira vez, achei que ficaram bem legais. Fizemos com Glacê real e corantes alimentícios. Tem vários vídeos no youtube, nem lembro qual usamos. Mas a base era claras em neve, limão e açúcar de confeiteiro, e só. (confesso que o gosto é ruim, mas depois de pronto e seco em cima do biscoito, até que deu para comer.)

Sheila na linha de produção

Depois colocamos em saquinhos de lanche e fechamos com aqueles arames fofinhos para atividade de criança (pois nem fita eu tinha em casa), mas no fim, achei legal assim.

Ficaram apresentáveis vai? hehe
photo by Dani Cassar

E para finalizar as lembrancinhas, imprimimos essas caixinhas para os adultos levarem docinhos para casa! Foi um SUCESSO! Todos amaram… hehehehe! Melhor que levar na bolsa né?

Deixamos a parte de cima aberta, o restante colamos com cola bastão mesmo

BRINQUEDOS

Aí surgiu a grande questão aqui em casa, o que as crianças iriam fazer? O lugar não tem como correr, brinquedos pessoais são poucos e mais voltados para bebês (e na festa veio crianças de 2 a 12 anos)!
A nossa sorte foi encontrar um lugar aqui em Malta que aluga brinquedos, sim, de TODOS os tipos e tamanhos e valores! Optamos por pegar 3 brinquedos que coube no nosso orçamento (e o melhor, ficou uns 3 dias em casa e não só no dia da festa). Otimizamos um quarto (tiramos uma cama que não utilizamos) para acomodar melhor o que contratamos: Um JENGA gigante (que seria mais usado pelos maiores, mas todos usaram), uma piscina de bolinhas (em formato de carro) e um mini escorregador! Também deixamos a TV disponível com alguns jogos para quem quisesse.
Caso você não tenha como alugar brinquedos, massinhas de modelar, desenhos para colorir, peças de logo, são sempre muito bem aceitáveis pelas crianças, na verdade não precisa muito para eles fazerem a festa (literalmente!), né? As crianças têm muita criatividade e se divertem muito com pouca coisa!

JENGA Gigante
photo by Dani Cassar
Piscina de Bolinha
photo by Dani Cassar
Mini escorregador
photo by Dani Cassar

FOTOS

Este item sempre caberá no nosso orçamento, registrar esses momentos (sem que a gente tenha essa responsabilidade) é um alívio e o resultado está estampado no nosso rosto: Felicidade Pura! Não deixe de contratar um profissional para esse momento, esses registros serão o que teremos de lembranças desse dia tão especial. E quando o Felipe não lembrar mais, conscientemente, deste dia, terei as fotos para ele VER o quanto estava feliz e radiante. Cada centavo gasto neste serviço, vale a pena.

Por fim, Felipe se divertiu TANTO, mas TANTO, que até me arrependi de ter pensado em não fazer festinha para ele. Fiquei muito feliz em poder proporcionar essa festinha SUPER SIMPLES, mas cheia de amor!

photo by Dani Cassar

Gastamos em média 40% a menos do que gastaríamos se fizéssemos em algum lugar de Festa, com a vantagem de estarmos em casa, com maior tempo (as festas daqui duram apenas 2h) e mais aconchegantes! Nossa festa durou 4h, na minha opinião foi um SUCESSO!

Então o que você está esperando para fazer a sua festinha? Ache a sua “Sheila” e mãos à obra!

Boa Festa

photo by Dani Cassar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.